O cacau paraense voltou a brilhar no cenário nacional. No último fim de semana, em São Paulo, os três primeiros lugares do II Prêmio Brasil Chocolate do Cacau à Barra foram conquistados por chocolates fabricados com amêndoas cultivadas no assentamento Tuerê, em Novo Repartimento, na região da Transamazônica.
Os cacauicultores João Evangelista (ouro), Valdemiro Brochel (prata) e João Rios (bronze) forneceram as amêndoas que deram origem aos chocolates vencedores. A premiação integrou a Brazil Bean to Bar Chocolate Week, evento que valoriza o chocolate artesanal produzido diretamente a partir das amêndoas adquiridas de pequenos produtores.
Do roçado ao pódio
João Evangelista, conhecido na comunidade como “Rogério”, celebrou mais uma conquista – segundo ele, já são 14 premiações ao longo da carreira. O produtor relembrou que o contato com a chocolateira Ariana Ribeiro, vencedora com a marca C’Alma Chocolate, surgiu em 2023, durante o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, realizado em Belém.
“Eu fiquei muito feliz não só porque a minha amêndoa ganhou, mas porque ela ganhou com o trabalho dela, com o chocolate que ela produz utilizando a minha amêndoa”, destacou Evangelista.
Em sua propriedade de 42 hectares no Tuerê, oito são destinados ao cacau cultivado em Sistema Agroflorestal (SAF), no qual o fruto é sombreado por espécies como o açaí, além de conviver com mais de 30 espécies florestais.

Apoio ao produtor
Segundo o engenheiro agrônomo Ivaldo Santana, coordenador do Procacau (Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura do Pará), os prêmios refletem o esforço de capacitação dos produtores e o incentivo promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
“Esse já é o 37º prêmio conquistado pelos produtores do Tuerê. O trabalho de levar esses agricultores a feiras e capacitações nacionais e internacionais tem dado resultado. Eles estão produzindo amêndoas de altíssima qualidade, o que se traduz em reconhecimento dentro e fora do Brasil”, afirmou.
Os vencedores do II Prêmio Brasil Chocolate do Cacau à Barra foram:
- Medalha de Ouro: C’Alma Chocolate – amêndoas de João Evangelista (Novo Repartimento/PA)
- Medalha de Prata: Mission Chocolate – amêndoas de Valdemiro Brochel (Novo Repartimento/PA)
- Medalha de Bronze: Monjolo Chocolate – amêndoas de João Rios (Novo Repartimento/PA)
A conquista reforça o protagonismo do Pará na produção de cacau de qualidade e o potencial do Estado em transformar pequenos produtores em referências nacionais e internacionais.
Leia também:
O post Chocolates produzidos com cacau do Pará conquistam ouro, prata e bronze em concurso nacional apareceu primeiro em Estado do Pará Online.