A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) analisa a possibilidade de eliminar Independiente e Universidad de Chile da Copa Sul-Americana depois de confrontos entre torcedores na 4ª feira (20.ago.2025). A entidade já confirmou o cancelamento da partida válida pelas oitavas de final.
O jogo foi interrompido aos 48 minutos do 2º tempo por causa da briga, que resultou em 10 pessoas feridas e 90 detidos pelas autoridades locais. O duelo era realizado em Avellaneda, na Argentina, no estádio Libertadores da América.
Segundo informações do jornal argentino Olé, a tendência é que ambas as equipes sejam excluídas da competição continental. A decisão final será tomada pela Unidade Disciplinar da Conmebol, que está avaliando os eventos ocorridos durante o jogo.
O cancelamento definitivo da partida foi determinado depois da consulta às autoridades de segurança. “Devido à falta de garantias de segurança por parte do clube mandante e das autoridades de segurança locais, a partida foi cancelada”, declarou a Conmebol. Leia a íntegra da nota (PDF – 2 MB).
Representantes da entidade identificaram falhas na organização do evento que contribuíram para os incidentes.
A entidade comparou a situação com outros jogos recentes, como o confronto entre Racing e Peñarol pela Libertadores, realizado 1 dia antes. Nesse caso, torcedores uruguaios ficaram em uma tribuna alta com torcedores do Racing abaixo, sem registro de problemas por causa das medidas adequadas de segurança. Situação similar se deu quando torcedores do Peñarol visitaram o Vélez em Liniers durante a fase de grupos da Libertadores.
Uma comitiva do Independiente viajou ao Paraguai para apresentar sua defesa e se reunir com a direção da Conmebol. O grupo é liderado pelo presidente Néstor Grindetti, acompanhado do secretário-geral Daniel Seoane e do advogado do clube, Maximiliano Walker.
Caso a eliminação de ambas as equipes seja confirmada, a organização terá tempo suficiente para reorganizar os confrontos. As quartas de final estão programadas para começar em 16 ou 17 de setembro. O Alianza Lima aguarda o vencedor deste confronto.
O presidente da FIFA (Federação Internacional de Futebol), Gianni Infantino, também se manifestou nas redes sociais e condenou os atos de violência ocorridos durante a partida entre o clube argentino e a equipe chilena.
Leia abaixo a tradução da nota do presidente da Fifa:
“Condeno fortemente a violência chocante que levou ao cancelamento da partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana entre Independiente e Universidad de Chile, em Buenos Aires.
“A violência não tem lugar no futebol – jogadores, torcedores, membros das comissões técnicas, dirigentes e todos que apreciam o nosso belo jogo devem poder fazê-lo sem medo.
Em nome de todos na Fifa, nossos pensamentos estão com todas as vítimas inocentes impactadas. Esperamos que as autoridades competentes responsabilizem aqueles que cometeram esses atos bárbaros.”
Leia a íntegra da nota da Conmebol:
“O Departamento de Competições e Operações da CONMEBOL informou que, devido à falta de garantias de segurança por parte do clube mandante e das autoridades de segurança locais para garantir a continuidade da partida entre Independiente (ARG) e Universidad de Chile
(CHI) pelas oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana 2025, a partida foi cancelada.
“Acrescentou ainda que, considerando que o Manual do Clube para situações semelhantes foi cumprido, sem que a situação tenha sido sanada, a partida foi cancelada e o caso será encaminhado aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações.
Todas as informações relativas aos fatos ocorridos dentro e fora do estádio serão encaminhadas ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol.”