O mau comportamento dos jogadores e as interrupções causadas pelo VAR (Árbitro de Vídeo) estão entre as principais frustrações de torcedores da Premier League. É o que mostra a edição de 2025 da pesquisa Nation Predicts, realizada pela casa de apostas Betfair em parceria com a YouGov Sport, empresa de dados esportivos.
O levantamento ouviu 2.013 torcedores do Reino Unido, de 21 a 30 de julho de 2025, e mapeou insatisfações com o futebol moderno, o nível de confiança nas gestões dos clubes e a avaliação dos estádios da liga inglesa.
Segundo a pesquisa, “cuspir em campo” é considerado o hábito mais desagradável por 24% dos entrevistados. Em seguida aparecem as interrupções frequentes do VAR (19%) e, em 3º lugar, torcedores “em cima do muro” com 9%.
CONFIANÇA EM DONOS DE CLUBES
Metade dos torcedores (51%) declarou estar satisfeita com a gestão de seus clubes. Mas há diferenças relevantes: 64% dos torcedores do Arsenal e 74% dos do Liverpool demonstraram aprovação, enquanto 59% dos torcedores do Manchester United disseram não confiar na administração atual.
A pesquisa também perguntou sobre a presença de celebridades como donos de clubes. Dois terços dos entrevistados (66%) disseram não querer Ryan Reynolds e Rob McElhenney no comando de seus times, apesar do sucesso da dupla de Hollywood com o Wrexham. No caso do Manchester United, 27% dos torcedores se mostraram favoráveis à hipótese de tê-los em Old Trafford.
Leia o infográfico:
ESTÁDIOS
Pela 2ª vez consecutiva, Anfield, casa do Liverpool, foi eleito o estádio com melhor atmosfera da Premier League, com 64% das menções. Entre os torcedores do clube, a aprovação sobe para 91%.
Elland Road, estádio do Leeds United, entrou no top 5 e superou o Stamford Bridge, do Chelsea, marcando o retorno do clube à elite com o apoio de sua torcida.
Leia o infográfico: