O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta 5ª feira (21.ago.2025) que será votado o pedido de urgência do projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5.000 mensais.
Segundo Motta, a proposta é uma demanda de interesse nacional. “É um assunto de interesse do Brasil e vai ajudar milhões de brasileiros”, escreveu em publicação no X (antigo Twitter).
A votação da urgência é necessária para acelerar a tramitação do projeto no plenário da Câmara, sem precisar passar pelas comissões da Casa. Caso seja aprovada, a medida permitirá que o texto seja analisado mais rapidamente pelos deputados.
O texto do deputado Arthur Lira (PP-AL) manteve a proposta original do governo no valor que será isento e elevou a faixa que terá redução do tributo para quem ganha até R$ 7.350.
O projeto (PL 1087/2025) foi uma das principais promessas eleitorais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022 e, se for aprovado pelo Congresso, será usado novamente como uma das bandeiras do petista em sua provável tentativa de reeleição em 2026.