Em uma noite marcada por solenidade e homenagens, o procurador César Bechara Nader Mattar Júnior foi oficialmente empossado como desembargador do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) nesta quarta-feira (20). A cerimônia, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Roberto Gonçalves de Moura, ocorreu no Plenário Oswaldo Pojucan Tavares, no edifício-sede do Judiciário paraense, e contou com a presença de magistrados, servidores e autoridades dos Três Poderes.
Após prestar o juramento regimental e assinar o termo de posse, Mattar Júnior recebeu a Grã-Cruz da Medalha do Mérito Judiciário. Na saudação de boas-vindas, o desembargador Sérgio Augusto Andrade de Lima destacou a trajetória e a reputação do novo membro do colegiado.
“É a ascensão ao desembargo de um jurista de reputação incontestável e trajetória exemplar, cuja caminhada fortalece ainda mais o nosso colegiado”, afirmou Lima.
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Tourinho, também homenageou o novo desembargador em nome do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). “Hoje celebramos uma trajetória marcada pela integridade, pelo compromisso com a Justiça e pela dedicação incansável ao serviço público. César Bechara é um exemplo de liderança serena, inteligência jurídica e sensibilidade humana”, ressaltou.
Em seu discurso, Mattar Júnior reforçou o compromisso com o novo cargo e a importância do diálogo com a sociedade.

“Somos parte de uma engrenagem que precisa dialogar e funcionar como vetor para a redução de conflitos e a promoção de soluções consensuais. Como disse Gandhi, devemos nos tornar a mudança que queremos ver”, declarou.
A cerimônia reuniu representantes dos Três Poderes, como o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão; a vice-governadora Hana Ghassan Tuma; o corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Odilon Teixeira; e o vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Daniel Lavareda.
A solenidade foi encerrada com homenagens do coral Des. Delival Nobre e de servidores do TJPA.
Quinto Constitucional
A nomeação de Mattar Júnior é resultado do Quinto Constitucional, que destina uma vaga no Tribunal de Justiça ao Ministério Público. A lista sêxtupla foi definida pelo MPPA e, posteriormente, reduzida a uma lista tríplice pelo Pleno do Tribunal em 6 de agosto. O governador Helder Barbalho nomeou o procurador como desembargador no último dia 8.
LEIA TAMBÉM:
O post Novo desembargador do TJPA, César Bechara Mattar Júnior toma posse em Belém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.