Pesquisa Quaest: Lula amplia vantagem sobre candidatos da direita em cenários de 2º turno para 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre nomes da direita em simulações de segundo turno para as eleições de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21). O levantamento testou nove cenários, e em oito deles — comparáveis a rodadas anteriores — o petista avançou sobre os adversários.

Foram avaliados os governadores Eduardo Leite (PSD-RS), Ratinho Jr. (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União-GO) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), além de Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, e outros três membros de sua família: Michelle, Eduardo e Flávio Bolsonaro.

Entre os nomes da direita, Tarcísio apresenta o melhor desempenho, mas ainda distante de Lula: 43% a 35%, diferença de 8 pontos percentuais. Em julho, o placar era de 41% a 37%, o que mostra ampliação da vantagem do petista. Contra Ratinho Jr., o resultado é de 44% a 34%, abrindo 10 pontos.

No embate com a família Bolsonaro, Lula também aparece na frente. Num cenário com Jair Bolsonaro, venceria por 47% a 35%. Contra Michelle Bolsonaro, o placar é de 47% a 34%; diante de Eduardo Bolsonaro, 47% a 32%. O pior desempenho é o de Flávio Bolsonaro, que marca 32% contra 48% do presidente.

Já contra outros governadores, Lula soma 46% a 32% sobre Romeu Zema, 47% a 31% contra Ronaldo Caiado e 46% a 30% diante de Eduardo Leite — este último foi o cenário de maior variação desde julho, quando a diferença era de apenas 5 pontos e agora chegou a 16.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 519 municípios, entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança de 95%.

Leia também:

O post Pesquisa Quaest: Lula amplia vantagem sobre candidatos da direita em cenários de 2º turno para 2026 apareceu primeiro em Estado do Pará Online.