O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou que irá acompanhar forças policiais e militares nas ruas de Washington D.C., na noite desta 5ª feira (21.ago.2025). A Casa Branca informou que os detalhes da ação ainda estão sendo definidos.
“Eu vou sair hoje à noite, eu acho, com a polícia, e com os militares, é claro”, disse Trump durante a conversa com o apresentador de rádio Todd Starnes, do programa norte-americano The Todd Starnes Show.
A iniciativa se dá no contexto da intervenção federal na segurança da capital norte-americana, implementada pelo governo Trump em 11 de agosto. As tropas chegaram ao local no dia seguinte e lá estão há 9 dias.
À época, o chefe da Casa Branca determinou que o governo federal assumisse o controle do departamento de polícia local e enviou tropas da Guarda Nacional para patrulhar a cidade.
Trump tem criticado repetidamente a criminalidade em Washington D.C., embora os números gerais de crimes reportados estejam mais baixos em 2025 em comparação com 2024. O presidente argumentou, antes de enviar a guarda, que há “crime e derramamento de sangue” na região.
A medida causou indignação em opositores do republicano. A prefeita de Washington D.C., Muriel Bowser (Partido Democrata), afirmou que o ato de Trump é “perturbador” e “sem precedentes”.
Ainda não foram divulgadas quais áreas da cidade o presidente visitará nem quanto tempo durará sua participação junto às forças de segurança.