O vereador Mateus Batista (União-SC) virou alvo de críticas e denúncias de entidades após um vídeo publicado em que faz declarações polêmicas sobre migração de paraenses para Santa Catarina.
Em vídeo, o parlamentar declarou que “a única forma de impedir que nosso Estado se torne um grande favelão é barrando e controlando esse fluxo migratório“, em referência à chegada de pessoas oriundas das regiões Norte e Nordeste.
Batista atribuiu a migração à “má gestão e corrupção no Norte e Nordeste” e afirmou que o movimento estaria sobrecarregando os serviços públicos de Santa Catarina, citando escolas, trânsito e assistência social.
As falas foram classificadas por críticos como xenofóbicas e racistas, embora também tenham recebido manifestações de apoio de políticos da base aliada.
Assista:
Ver no Threads
Diante da repercussão, o vereador publicou um novo vídeo, em resposta a uma seguidora que disse: “Não abre a boca pra falar do Pará!”. Ele alegou que não estaria atacando os paraenses, mas sim criticando a administração pública local.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (Sinsej) emitiu nota de repúdio contra as declarações.
“O fator ‘corrupção e má gestão’ é mais um desses factoides que a direita gosta de criar. E o desconhecimento desse vereador, que afirma ser liberal, é patente no que se refere a dados de Santa Catarina e também sobre princípios básicos do liberalismo: é apenas um compilado de desinformação com uma atuação artificial de tiktoker, promovendo xenofobia”, disse o órgão no site oficial.
Leia também:
O post Vereador de Joinville (SC) é alvo de denúncias após declarações sobre migrantes do Pará apareceu primeiro em Estado do Pará Online.