Faltando 80 dias para a COP30 em Belém, apenas 47 dos 196 países convidados confirmaram presença, segundo o governo brasileiro. A baixa adesão está relacionada principalmente ao alto custo da hospedagem na cidade, que tem gerado pressão internacional e discussões entre Brasil e ONU.
A ONU tem solicitado que o Brasil subsidie parte das hospedagens para as delegações de países em desenvolvimento, como forma de facilitar a participação. No entanto, o governo brasileiro rejeitou o pedido, alegando que já arca com custos significativos para a realização do evento e que não pretende usar recursos públicos para esses subsídios.
De acordo com o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, cerca de 33 mil quartos individuais estão disponíveis, número acima da demanda estimada pela ONU, que solicitou 24 mil. O problema principal está no valor elevado das diárias, que ultrapassam o subsídio oferecido pela ONU, hoje fixado em US$ 140 por dia, valor considerado insuficiente pelas delegações.
Até o momento, 39 países conseguiram hospedagem pela plataforma oficial disponibilizada pelo governo, a maioria deles provenientes de nações em desenvolvimento. Outros oito países fecharam acordos diretamente com hotéis, incluindo Espanha, Japão e Noruega, mas os custos ainda são motivo de reclamações.
Aos poucos, o governo brasileiro pretende intensificar o contato com as delegações para entender melhor as dificuldades e tentar encontrar soluções para ampliar as confirmações. Paralelamente, seguem as negociações para tentar reduzir os preços das hospedagens, que na plataforma oficial começam em US$ 350 por diária.
Embora o Brasil tenha afirmado buscar alternativas para custear os subsídios sem impacto nas contas públicas, o impasse persiste. A secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, reforçou que a ONU precisa rever o orçamento destinado às delegações, especialmente considerando que, em outras cidades como São Paulo, os valores seriam ainda mais altos.
Leia também:
O post Faltando 80 dias para a COP30, menos de 50 países confirmam presença em Belém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.