Hospedagem, transporte, saúde e segurança: Brasil garante Belém pronta para a COP 30

Em reunião com o Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), nesta sexta-feira (22), o Governo Federal reiterou que Belém está pronta para sediar a COP 30 em 2025. Logística, infraestrutura, saúde e segurança foram apontadas como áreas já estruturadas para garantir a realização do encontro que deve reunir 50 mil participantes na capital paraense.

Segundo a apresentação brasileira, a cidade dispõe de 53 mil leitos, entre hotéis, casas cadastradas, navios de cruzeiro e espaços reservados para povos indígenas, juventude e sociedade civil. O número supera a estimativa oficial de participantes e, segundo o governo, assegura previsibilidade e diversidade nas formas de acolhimento.

Um grupo de trabalho formado pela Presidência da COP 30, a Secretaria Extraordinária da conferência, o Ministério do Turismo e o Governo do Pará foi criado para dar suporte direto às delegações. A estrutura deve atender demandas de hospedagem, transporte, saúde e segurança, garantindo respostas rápidas e individualizadas. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que a COP 30 é tratada como prioridade nacional.

“Estamos trabalhando em conjunto com o governo do Pará e a Prefeitura de Belém para que cada detalhe — da hospedagem ao transporte, da saúde à segurança — seja planejado e executado com responsabilidade. A realização da conferência na Amazônia é um símbolo do protagonismo brasileiro e um chamado para que o planeta inteiro olhe para a floresta como parte da solução climática”, afirmou.

O governador Helder Barbalho reforçou que, além da logística, há medidas contra abusos de preços durante o evento.

“Estamos mobilizando um grupo de trabalho que inclui a Defensoria Pública, o Procon, o Ministério Público, a Procuradoria-Geral do Estado do Pará, a Secretaria Nacional do Consumidor e a Polícia Civil para coibir práticas abusivas de hospedagem. (…) Sabíamos do desafio logístico de realizar a COP 30 na Amazônia, mas essa escolha é simbólica e estratégica”, disse.

Para o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP 30, as soluções apresentadas pelo Brasil asseguram um caráter inclusivo ao evento. Ele destacou a Força-Tarefa montada para garantir acomodações principalmente a países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares, antes de atender as demais delegações.

Já o secretário-executivo Valter Correia lembrou que o governo respondeu a 48 questões do Bureau da UNFCCC sobre temas como hospedagem, saúde e segurança. “Estamos fazendo tudo da melhor maneira possível, com transparência e diálogo permanente. Há um conjunto de medidas concretas que asseguram condições plenas para a conferência”, concluiu.

Leia Mais:

O post Hospedagem, transporte, saúde e segurança: Brasil garante Belém pronta para a COP 30 apareceu primeiro em Estado do Pará Online.