Uma pesquisa interna sobre a realização da COP 30 em Belém revelou um cenário otimista em relação às expectativas da população sobre o evento. De acordo com o levantamento, 90% dos brasileiros acreditam que a conferência terá impacto prático no combate à crise climática.
O estudo também apontou que 83% da população defende maior investimento governamental em soluções climáticas, enquanto 81% esperam que os países mais ricos, principais emissores de gases de efeito estufa, assumam suas responsabilidades no combate às mudanças climáticas.
A realização do evento em Belém é vista como uma oportunidade para o Brasil assumir maior protagonismo na agenda climática internacional. A importância da conferência foi avaliada com notas entre 8 e 10 por 74% dos entrevistados.
Entre as prioridades apontadas pelos participantes da pesquisa estão a preservação de florestas e biodiversidade, o desenvolvimento de energias renováveis com baixa emissão de carbono e a adaptação às mudanças climáticas.
O levantamento também revelou preocupações significativas em relação à preparação para enfrentar eventos climáticos extremos. Cerca de 43% dos entrevistados afirmam que suas cidades não estão preparadas para lidar com impactos climáticos severos, enquanto 39% têm a mesma percepção em relação aos seus estados. No âmbito nacional, 46% acreditam que o país não está adequadamente preparado.
A pesquisa ainda destacou a desigualdade no enfrentamento da crise climática, indicando que suas consequências afetam de forma mais intensa as populações e países com menos recursos para resistir aos impactos do aquecimento global.
Com informações da CNN Brasil
The post Pesquisa mostra qual a percepção dos brasileiros sobre a COP 30 appeared first on Ver-o-Fato.