O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma ironia nesta quinta-feira (21) sobre o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sem citá-lo diretamente. A fala ocorreu em Sorocaba (SP), durante a entrega de 400 unidades odontológicas móveis.
Ao descer de um dos veículos oficiais, Lula exibiu um par de meias coloridas, presente do fotógrafo oficial da Presidência, Ricardo Stuckert, e declarou: “Tem gente que tem tornozeleira, eu tenho meia bonita”. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a brincadeira ao dizer: “Tem gente que tem tornozeleira, tem gente que tem meia bonita”. Em seguida, Lula repetiu a frase, sorrindo.
O episódio foi registrado em vídeo e divulgado nas redes sociais do Partido dos Trabalhadores (PT) e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
Ver no Threads
A declaração de Lula ocorreu um dia após Bolsonaro ser novamente indiciado pela Polícia Federal (PF). O ex-presidente está sob monitoramento eletrônico desde julho, quando foi alvo de uma operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além da tornozeleira, ele foi obrigado a cumprir recolhimento domiciliar noturno nos dias úteis e integralmente nos finais de semana e feriados, além de ter as redes sociais bloqueadas.
No entanto, em 4 de agosto, Moraes converteu as medidas cautelares em prisão domiciliar, justificando a decisão pelo “reiterado descumprimento” das restrições impostas a Bolsonaro.
Leia também:
O post Lula ironiza Bolsonaro durante evento em Sorocaba: ‘Tem gente que tem tornozeleira, eu tenho meia bonita’ apareceu primeiro em Estado do Pará Online.