Prestes a completar 80 anos, Lula publica vídeo fazendo musculação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo em seu perfil no Instagram neste sábado (23.ago.2025) em que aparece fazendo exercícios de musculação. Na peça, diz que não é possível evitar que “que os anos passem” e incentiva a prática de atividades físicas para cuidar “do corpo e da mente”. O petista fará 80 anos em 27 de outubro. Uma de suas preocupações, na tentativa de conquistar a reeleição, é mostrar que está bem de saúde.

“Hoje é sábado e esse vídeo que eu estou fazendo é para tentar provar para vocês que a gente não evita que os anos passem. Eu digo sempre que a gente tem que cuidar da saúde. Cuide do seu corpo, cuida da sua mente porque você vai viver muito melhor. E o Brasil ganhará com isso e sua família ganhará muito com isso. Portanto, a partir de 2ª feira, mexa-se. Se puder, mexa-se hoje e domingo também. Bom final de semana e que Deus abençoe vocês”, diz Lula no vídeo.

Assista ao vídeo (1min19s):

A primeira-dama Janja Lula da Silva publicou outro vídeo em que mostra Lula caminhando na esteira e fazendo o sinal de “joinha”. “Sábado começando nessa vibe: eu e Paris cansadas e maridão no gás total”, ela escreveu, na legenda. Paris é uma das cadelas de estimação do casal. O presidente costuma fazer exercícios na academia do Palácio da Alvorada.

A pesquisa PoderData divulgada em 30 de julho mostrou que 50% dos eleitores consideram que a idade de Lula seria “um problema” em uma possível reeleição. A taxa disparou 18 pontos percentuais em 1 ano. Caso se candidate para tentar mais um mandato em 2026, e seja reeleito, o chefe do Executivo iniciaria um novo governo com 81 anos.

Há também 26% que consideram que a idade de Lula não seria um empecilho para um 4º mandato do petista. Esse percentual era de 38% em julho de 2024. Outros 23% não souberam responder. Os dados são da pesquisa PoderData realizada de 26 a 28 de julho de 2025.

A discussão sobre a idade de Lula parece avançar conforme se aproxima o ano eleitoral, indicam os resultados da pesquisa. O presidente já cometeu alguns deslizes que levantaram comparações entre ele e o ex-presidente dos EUA Joe Biden (Partido Democrata), que tem hoje 82 anos e desistiu de buscar a reeleição em 2024 justamente por não estar bem de saúde. O democrata enfrentou muitos questionamentos sobre sua capacidade mental durante o mandato e ao inicialmente concorrer a mais um mandato.

O presidente tergiversa quando questionado sobre a eventual reeleição. Costuma citar sua saúde e sua idade como fatores cruciais, mas não limitadores, para ser candidato novamente.

Roberto Kalil, médico pessoal do presidente, disse que Lula tem saúde para disputar mais um mandato e comandar o país por mais 4 anos. “Ele [Lula] é um jovem com a idade que ele tem. Hoje, a idade é menos importante que o físico e a saúde. Há uma tese sobre a definição de velhice: o velho é um desistente da vida. A idade acumula. Mas você pode ser idoso, não velho. Em relação ao presidente, ele tem muita saúde. Pode enfrentar o que ele quiser na hora que quiser”, disse o cardiologista ao Poder360 em 2024.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 182 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.