O aumento das denúncias de abuso e exploração sexual infantil na internet tem levado a polícia a decifrar os códigos utilizados por pedófilos para se comunicar de forma disfarçada nas redes sociais. De acordo com investigações, os criminosos publicam emojis em comentários de fotos e vídeos de crianças para se identificarem entre si e sinalizar interesse em conteúdos ilegais.
Entre os símbolos já mapeados, estão o emoji de macarrão instantâneo , usado em referência ao termo inglês noodles, semelhante a “nudes”, indicando troca de imagens íntimas de crianças; e o emoji de milho
, associado à palavra corn, que remete a “porn”, usado para indicar pornografia infantil. O espiral azul
é usado para demonstrar interesse por meninos, enquanto o coração dentro de outro
e o queijo
aparecem quando há interesse em imagens de meninas.
Também são comuns os emojis de bala , pirulito
e pizza
, usados pelos abusadores para demonstrar aprovação por fotos ou vídeos de crianças. Além disso, ícones lúdicos e infantis servem de isca para chamar a atenção dos menores, iniciando conversas por meio de perfis falsos. Em muitos casos, os criminosos fingem ser crianças ou até se passam por agências de modelo e influenciadores para convencer as vítimas a enviar fotos.
As autoridades orientam que, em caso de indícios de violação on-line, os pais interrompam imediatamente o contato da criança com o suspeito, bloqueiem o perfil, mantenham a conversa registrada e procurem a Polícia Civil. Também é possível denunciar de forma anônima pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), serviço do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Leia também:
O post Milho, pizza e macarrão: veja emojis usados por pedófilos nas redes sociais apareceu primeiro em Estado do Pará Online.