Uma brasileira trans de 28 anos foi presa no sábado (23.ago.2025) em Silver Spring, Maryland, por agentes de imigração dos EUA. Vídeos da abordagem mostram Alice Correia Barbosa sendo algemada e puxada de forma violenta para fora do carro.
Alice voltava para casa quando foi abordada por agentes do ICE (sigla para Serviço de Imigração e Alfândega). Segundo as imagens, eles gritaram sobre violação migratória e a acusaram de não respeitar a data de retorno. A jovem é puxada para fora de seu carro pelo pescoço.
Assista (1min23s):
Segundo apurou o Poder360, a brasileira foi levada ao Caroline Detention Facility, em Bowling Green, Virgínia, na ala masculina. Sua audiência está marcada para 8 de setembro, às 8h30.
Detalhes sobre o status migratório de Alice e as circunstâncias que motivaram a prisão ainda não foram divulgados.
O Ministério das Relações Exteriores informou que o Consulado Geral do Brasil em Washington está disponível para prestar assistência consular. O atendimento é feito mediante contato do cidadão ou de sua família.
A deputada Erika Hilton (Psol-SP) disse que acionou o Itamaraty pedindo proteção à brasileira, considerando a prisão arbitrária, suspeita e violenta.
Segundo ela, o caso viola a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção Americana de Direitos Humanos e os Princípios de Yogyakarta. Em publicação no X, a congressista declarou ser papel do Estado brasileiro prestar apoio consular, jurídico e humanitário a Alice.
A prisão da brasileira se dá no momento em que a gestão de Donald Trump (Partido Republicano), presidente dos EUA, endurece a política migratória norte-americana, com a realização de mais ações de fiscalização e detenção de imigrantes.
Além disso, o presidente dos EUA já ordenou a retirada de imigrantes irregulares do censo, medida que pode alterar a representação política dos Estados ao afetar a distribuição de cadeiras no Congresso e no Colégio Eleitoral.
Recentemente, o ICE fez operações em Los Angeles, na Califórnia, sem o consentimento ou aviso prévio ao governador –o que ocasionou protestos e manifestações na cidade.
O governo federal tem mobilizado a Guarda Nacional para proteger agentes do ICE, conforme ordens emitidas pelo Departamento de Defesa.