O município de Capitão Poço, no Nordeste do Pará, recebe nos dias 4, 5 e 6 de setembro a 11ª edição do Festival Laranja Mecânica. Inspirado no rock autoral, o evento amplia neste ano sua programação com diferentes ritmos e tem como convidado especial o guitarrista Manoel Cordeiro. A agenda inclui programação educativa para músicos e produtores e apresentações musicais abertas ao público.
Criado por músicos da cena alternativa local, o festival é realizado atualmente pela banda Los Pelicanos, em parceria com o Instituto Rede Cultura em Movimento. A proposta é manter o espaço como vitrine para artistas da região e promover intercâmbio com nomes de maior projeção. Na edição de 2025, participam Netto Lima, Sandrinha Eletrizante, Melque do Marco e bandas de Capitão Poço e Capanema.


Durante a programação, o guitarrista Manoel Cordeiro apresentará o manifesto “MPB feita na Amazônia” e se apresentará com sua nova banda, Sonora Amazônia. Ele destacou a relevância cultural do evento para o Nordeste Paraense e o papel do festival na valorização da música regional.
Eu adoro ver a cena se movimentando, de ver como os jovens artistas entendem a música e poder dialogar com eles”, declara Manoel Cordeiro.
Além das oficinas e palestras sobre gestão de carreira, direitos autorais e produção cultural, o público poderá acompanhar os shows gratuitos no dia 6, no Espaço Social JCA. O encerramento ficará a cargo da DJ Jamilão Perturbação, artista local que fecha a noite após uma série de apresentações musicais.
A iniciativa integra o circuito “Cultura em Movimento”, que articula festivais em diferentes municípios do Nordeste do Pará, com apoio de patrocinadores como Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Ministério da Cultura.
Leia também:
O post Festival Laranja Mecânica chega à 11ª edição em Capitão Poço com programação gratuita apareceu primeiro em Estado do Pará Online.