A primeira-dama Janja Lula da Silva esteve nesta 2ª feira (25.ago.2025) na Igreja Coletivação, em Ceilândia Norte (DF), comandada pelo pastor Otávio Damichel, que criticou publicamente Silas Malafaia na 6ª feira (22.ago) por sua “associação com o fascismo brasileiro”. A igreja fica na região onde mora a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
A visita foi para participar do Encontro com Mulheres da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito. Janja registrou o evento em seus stories no Instagram e declarou que as mulheres presentes fazem a diferença em suas comunidades.
A igreja foi fundada em 2016 e tem como lema “serviço e acolhimento”. A Coletivação se define como um grupo plural, com diversidade de pensamentos e pessoas, que afirma: “Deus mora nessa diversidade”.
Assista (1m44s):
Damichel, de 33 anos, estuda teologia pela Faculdade Unida (ES). Ele apresenta o podcast Conjunturas no Spotify e faz lives e pregações pelo canal da igreja no YouTube. Também escreve textos na plataforma Medium.
Na crítica publicada na sexta-feira em seu perfil no Instagram, o pastor afirmou: “A associação de Malafaia com o fascismo brasileiro terá menos impacto em sua imagem pública do que esses xingamentos”. Ele disse que o prejuízo à imagem de Malafaia foi grande e citou seu temperamento explosivo como comportamento contínuo.
Damichel também criticou a família Bolsonaro ao mencionar o 3º casamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, a relação turbulenta de Flávio Bolsonaro com Michelle e os xingamentos de Eduardo Bolsonaro ao pai nas mensagens reveladas pela Polícia Federal (PF). “Quem, depois de ver Malafaia nas manchetes dos últimos anos ou ouvir esses áudios, teve genuíno interesse em se aproximar de Cristo?”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram