A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o chefe de Estado da Nigéria, Bola Tinubu, desembarca no Brasil nos dias 25 e 26 de agosto, em visita oficial que marca os 65 anos de relações diplomáticas entre os dois países
Por Sandra Venancio – Foto Via Itamaraty
A Nigéria é considerada um dos principais parceiros brasileiros na África, com vínculos históricos, culturais e econômicos que remontam à proclamação da independência do país africano, em 1960 — quando o Brasil foi o único representante sul-americano convidado para a cerimônia em Lagos.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Durante a estadia em Brasília, Tinubu terá agenda cheia. No dia 25, será recebido por Lula no Palácio do Planalto, onde serão discutidos temas bilaterais, regionais e multilaterais, além da assinatura de novos acordos de cooperação. O presidente nigeriano também se encontrará com os presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal.
Na mesma data, ele e o vice-presidente Geraldo Alckmin participam do encerramento do Fórum Empresarial Nigéria-Brasil, organizado pelo Sebrae.
Comércio em expansão
Os números mostram que a relação econômica vem ganhando força. Em 2024, a Nigéria foi o quarto maior parceiro comercial do Brasil na África, movimentando cerca de US$ 2 bilhões, crescimento de 20% em relação a 2023.
Do lado brasileiro, os principais itens exportados são açúcares e melaços (74%).
Já as importações da Nigéria estão concentradas em fertilizantes (48%) e petróleo e derivados (48%).