O presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), sugeriu nesta 2ª feira (25.ago.2025) que o partido pode ter um candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é o favorito da sigla para assumir a corrida eleitoral.
“Se a conjuntura do país permitir, quem sabe nas próximas eleições nós não teremos um candidato à Presidência da República? Não é, Tarcísio?”, disse Marcos Pereira durante o evento de comemoração dos 20 anos de criação da sigla, realizado em Brasília.
A indicação também foi sugerida pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). “O Republicanos já teve 2 vice-presidentes da República. Já tá na hora do partido ter um presidente da República também”, disse a congressista.
Além de Marcos Perreira, estavam presentes os presidentes do PSD, Gilberto Kassab (SP), do MDB, Baleia Rossi (SP), e do PL, Valdemar Costa Neto (SP).
Ao subir ao púlpito do evento para discursar, Tarcísio foi ovacionado pela plateia e pelos representantes partidários presentes. A declaração do presidente do partido sobre a candidatura do governador paulista também foi celebrada.
Tarcísio é o principal herdeiro político do bolsonarismo. Seu nome é cotado para substituir Jair Bolsonaro (PL) caso o ex-presidente não reverta a inelegibilidade ou seja condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado.
Durante seu discurso, o governador reafirmou os valores de conservadorismo propagados pelo partido. “Não existe sociedade sadia sem família”, declarou. Ele não mencionou Bolsonaro.
A fala vem depois do deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ter criticado governadores pré-candidatos à presidência. O filho 03 do antigo chefe do Executivo declarou em seu perfil oficial no X (ex-Twitter) que os políticos querem “tomar o lugar” de Bolsonaro.
União contra Lula
Como mostrou o Poder360, partidos de centro e direita estudam a possibilidade de lançar um candidato único para disputar contra o presidente Lula.
Há 2 estratégias possíveis sobre a mesa: 1º, cada um dos 6 partidos lançar um nome próprio para disputar o Palácio do Planalto e depois todos apoiarem quem for ao 2º turno, possivelmente contra Lula, que já disse que tentará ser reeleito.
A outra possibilidade é a direita e a centro-direita se unirem já no 1º turno para lançar um candidato conjunto, que pode ser o governador de São Paulo.
20 ANOS DO REPUBLICANOS
O evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, reuniu diversos representantes do partido, como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), além de outros presidentes de siglas de centro-direita.
O cronograma de comemorações do partido também teve a realização de uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados, presidida por Motta.
Fundado em 2005 como PMR (Partido Municipalista Renovador) e posteriormente registrado como PRB (Partido Republicano Brasileiro), o Republicanos tem cerca de 600 mil filiados, além da presidência da Câmara, o governo de São Paulo e um ministério na Esplanada.
Esta reportagem foi escrita pelos estagiários de jornalismo Davi Alencar e Isabella Luciano sob a supervisão da editora-assistente Isadora Albernaz.