Paula Esteves, CEO e sócia da Cia de Talentos, participou do PodSonhar, do Poder360, e destacou os principais aprendizados de sua trajetória à frente de uma das maiores consultorias de educação e gestão de talentos da América Latina. A empresa, fundada em 1987, atua no desenvolvimento de jovens profissionais e na conexão entre talentos e grandes organizações.
Ao longo da entrevista, Paula compartilhou 8 pontos fundamentais para quem deseja empreender e se desenvolver profissionalmente. “A gente vai falar muito sobre desafios, erros, aprendizado e tudo que a gente pode fazer para que vocês possam decolar nessa jornada do empreendedorismo”, declara Paula.
1 – Aproveite todas as oportunidades
“Faça o que tem que ser feito direito, com a sua energia desde o dia um, porque ele pode ser transformador. Você nunca sabe, nunca.”
2 – Execute a escuta ativa
“Escuta a empresa, escuta o processo, se prepara para conseguir pegar aquilo que às vezes não é tão simples de fazer.”
3 – Aprenda sempre
“Tecnologia, todo mundo tem que estudar um pouco sempre, todos os dias, porque ela evolui demais. Mas também é importante aprender sobre diferentes contextos, como economia e comportamento do consumidor, porque tudo faz diferença.”
4 – Autoconhecimento
“O autoconhecimento te ajuda a fazer melhores escolhas. Não é sobre o que todo mundo está fazendo ou sobre a trend da vez. É sobre o que é mais importante para você, sobre o que você precisa olhar agora.”
5 – Forme bons times
“Um time vem para ser plural e cuidar de toda a esfera. Não contrate alguém igual a você, porque essa pessoa vai pensar igual a você e errar nas mesmas coisas. É preciso contratar pessoas diferentes, que complementem a equipe.”
6 – Não é só sobre o produto
“Não adianta ter um produto incrível e uma equipe insatisfeita. A gente precisa cuidar da imagem da empresa, do marketing e da gestão para prosperar e desenvolver novos produtos.”
7 – Não romantize seu trabalho
“Gente, trabalho dá trabalho. A vida do empreendedor e do trabalhador não é fácil, são altos e baixos o tempo inteiro, e são justamente os momentos difíceis que ajudam a gente a se desenvolver e crescer.”
8 – Não pare de sonhar
“O não parar de sonhar é muito interessante. Quando entrei na Companhia de Talentos, jamais imaginei que seria CEO. Meu sonho era só conseguir uma renda para ajudar meus pais. Depois, fui sonhando mais alto. O sonho vai aumentando, e a gente nunca deve parar.”
Assista ao vídeo (1h03min32s):
Raio-X | Cia de Talentos
- Fundadora: Sofia Esteves
- Data de fundação: 18 de janeiro de 1987
- Faturamento (2024): Confidencial
- Sede: São Paulo (SP)
- Número de funcionários: 120 a 150
- Regime tributário: Não informado
- Natureza jurídica: LTDA
- Contato: www.ciadetalentos.com.br / @ciadetalentos em todas as redes sociais / LinkedIn Paula Esteves