Ação integrada envolve Campinas, Paulínia e Hortolândia e resulta em apreensão de materiais e uma prisão
Por Sandra Venancio – Foto Divulgação GM
O Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Conexão Segura, com foco no combate ao furto e à receptação de fios de cobre. A ação envolveu as cidades de Campinas, Paulínia e Hortolândia, com fiscalização em estabelecimentos de reciclagem e identificação de possíveis receptadores de materiais de origem ilícita.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Fiscalização e resultados
Ao todo, 13 comércios foram vistoriados, em uma força-tarefa que contou com 66 agentes de segurança, incluindo guardas municipais e policiais civis.
- Campinas: foram apreendidas 57 hastes de alumínio, usadas em emendas de cabos telefônicos. Uma pessoa foi detida e conduzida à 2ª Delegacia Seccional de Polícia por suspeita de receptação. O caso segue em investigação.
- Hortolândia e Paulínia: nenhuma irregularidade foi encontrada nos pontos vistoriados.

Objetivo da operação
O foco principal da ação foi coibir o comércio ilegal de metais furtados, prática que causa prejuízos à infraestrutura urbana, como iluminação pública e telecomunicações, afetando diretamente a população. A operação também reforça a cooperação entre guardas municipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC), permitindo ações integradas contra crimes recorrentes nas cidades.
Sobre o CIM
Inaugurado em 12 de maio, o Centro de Inteligência Metropolitano articula os núcleos de inteligência das guardas municipais de 20 cidades da RMC, promovendo compartilhamento de dados estratégicos e operações conjuntas contra a criminalidade.
- Coordenação: Vinhedo
- Vice coordenação: Paulínia
- Secretarias: Campinas (1ª), Santo Antônio de Posse (2ª) e Itatiba (3ª)
Denúncias
A população pode colaborar com o combate ao furto e à receptação de fios e cabos, denunciando diretamente às guardas municipais ou pelo telefone 153.