A Polícia Civil do Pará desencadeou, nesta quarta-feira (27), a operação “Teia Digital”, que tem como alvo grupos envolvidos em crimes cibernéticos, como ameaças, extorsão, uso de falsa identidade e associação criminosa.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em diferentes endereços de Belém. Além disso, dois investigados foram intimados para prestar esclarecimentos à Justiça. Entre as práticas apuradas, está a cobrança de uma suposta “taxa do crime” exigida de vítimas por meio de aplicativos de mensagens.
Celulares e outros dispositivos eletrônicos recolhidos na ação serão periciados para detalhar o esquema criminoso.
Segundo a delegada Vanessa Lee, da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), é fundamental que vítimas denunciem imediatamente situações de coação e guardem provas digitais, como prints de conversas e comprovantes. “Ninguém é obrigado a realizar pagamentos mediante ameaças”, reforçou.
As denúncias podem ser feitas presencialmente em delegacias, pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp no número (91) 98115-9181.
Leia também:
O post Polícia Civil realiza operação “Teia Digital” em Belém contra crimes virtuais apareceu primeiro em Estado do Pará Online.