No último dia 6 de agosto, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado estadual Francisco Melo, o Chicão (MDB) reuniu 25 deputados em um jantar e ali ficou definido que os parlamentares o apoiariam na disputa para o Senado Federal nas eleições de 2026.
No dia seguinte, choveram comentários e postagens nas redes sociais de diversos vereadores e prefeitos de municípios paraenses dando apoio ao parlamentar. A equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato contabilizou postagens de autoridades de ao menos 54 municípios.
Dias após o apoio maciço declarado aos quatro cantos do estado e nas redes sociais, mais três deputados publicaram estar com Chicão, em especial o deputado Erick Monteiro (PSDB), ex-vice-prefeito de Ananindeua e agora opositor ferrenho da gestão do prefeito Daniel Santos (PSB).
O que comenta-se nos bastidores é que Erick e o ex-prefeito Manoel Pioneiro foram enganados por Daniel e por esse motivo migraram para a base do governador Helder Barbalho (MDB), dando total apoio para Hana Ghassan (MDB) na disputa ao Governo do Estado em 2026. Como a cereja do bolo, Erick se tornou um dos, senão o deputado mais leal ao presidente da Alepa, sendo o primeiro a publicar o apoio nas redes sociais.

A trajetória de Chicão
Chicão começou cedo na política. Em 1992 Chicão foi eleito vereador e em 1994, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Ananindeua.
O sucesso se repete em 1996 e 2000, quando foi reeleito vereador. Nos anos de 2001 a 2004, comandou novamente a presidência da Câmara de Ananindeua por mais dois biênios.
Em 2004, Helder Barbalho foi eleito prefeito de Ananindeua e Chicão o vice na chapa. Já em 2006 foi eleito deputado estadual e em 2007 assumiu a Secretaria de Estado de Obras durante o governo de Ana Júlia Carepa (PT). Em 2010, é reeleito deputado estadual e em 2011 assumiu a Secretária de Transporte do Pará e recuperou diversas rodovias no estado durante o governo de Simão Jatene (PSDB).
Em 2014, 2018 e 2022, foi reeleito deputado estadual. Chicão está no exercício do quinto mandato, desenvolvendo as atividades parlamentares no plenário e nos municípios paraenses.
Na votação de 2022, renovou os votos e alcançou expressivos 91.542 votos, um aumento de 127% em relação as eleições de 2018.
Atualmente em seu terceiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa, Chicão se aperfeiçoou e trabalha em harmonia com os demais parlamentares para promover a qualidade de vida da população do Pará.
No mandato, aprovou projeto de lei de própria autoria que obriga os condomínios residenciais a comunicarem aos órgãos de segurança pública estaduais a ocorrência de violência doméstica e familiar contra mulher, idoso ou criança.
O projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça em 2022. Para ele, o cidadão tem que ter sempre a preocupação com a violência e se posicionar contra ela.
A matéria vem para alcançar as pessoas que moram em condomínios e, às vezes, tem medo de externar os problemas familiares que são danosos.
Para isso deve-se unir os esforços e combater em todos os aspectos a violência, principalmente a violência que ocorre dentro de casa.
Recorde de produtividade na Alepa
O ano de 2024 na Assembleia Legislativa do Estado do Pará fechou, outra vez, com alta produtividade.
Foram realizadas 56 sessões plenárias, sendo 36 sessões ordinárias, 17 extraordinárias, 02 especiais. Durante o ano, foram apresentados 1.029 projetos, destes 725 foram apreciados e 697 aprovados. Os números indicam um índice geral de produção de 85.42% e um percentual de aproveitamento de 98,43%.
Além do balanço anual positivo, a Assembleia Legislativa do Pará comemorou, recentemente, a conquista inédita da certificação Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e os Tribunais de Contas brasileiros.
O programa tem como objetivo incentivar a transparência ativa nos portais públicos de órgãos de todas as esferas de governo.
Reestruturação
O projeto de construção de uma nova Alepa iniciou há cerca de três anos, quando Chicão assumiu a chefia do Poder Legislativo. Após entregar o plenário Newton Miranda e o auditório João Batista, e outros espaços totalmente revitalizados e modernizados, o trabalho segue por todo o Palácio da Cabanagem, prédio palco de históricas e importantes decisões sobre o rumo do estado.
O processo de reestruturação tem sido regido por uma preocupação: a de dar continuidade às obras sem comprometer o trabalho do Legislativo. Para não interromper as atividades dos parlamentares e garantir o andamento da construção de políticas públicas voltadas aos cidadãos paraenses, Chicão explicou que as obras foram executadas por setor e em etapas.
O presidente Chicão também, ao longo do tempo, estreitou ainda mais a relação de servidor com a Casa e desenvolveu um carinho por alguns projetos. Entre eles, a reforma do auditório João Batista, novos gabinetes parlamentares, área de convivência, além do no do DEBS – Departamento de Saúde e Bem-estar da Alepa, e muito mais.
Apoio
Confira os 28 deputados que divulgaram apoiar Chicão para a disputa ao Senado Federal em 2026:
Adriano Coelho (PDT)
Ana Cunha (PSDB)
Andréia Xarão (MDB)
Ângelo Ferrari (MDB)
Aveilton Souza (PSD)
Carlos Bordalo (PT)
Cilene Couto (PSDB)
Diana Belo (MDB)
Dirceu Ten Caten (PT)
Elias Santiago (PT)
Eliel Faustino (UNIÃO)
Eraldo Pimenta (MDB)
Erick Monteiro (PSDB)
Gustavo Sefer (PSD)
Iran Lima (MDB)
Ivanaldo Braz (PDT)
João Pingarilho (PODE)
Josué Paiva (Republicanos)
Luth Rebelo (PP)
Martinho Carmona (MDB)
Nilton Neves (PSD)
Paula Titan (MDB)
Renato Oliveira (MDB)
Thiago Araújo (Republicanos)
Torrinho Torres (MDB)
Wanderlan Quaresma (MDB)
Wescley Tomaz (Avante)
Zeca Pirão (MDB)
Nos últimos dias, outro apoio inesperado surgiu: o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), famoso pelo radicalismo, aproximou-se de Helder Barbalho e falou em alto e bom som que Chicão terá seu apoio em 2026, confira:
The post Presidente da Alepa, deputado Chicão ganha apoio de autoridades para disputar o Senado appeared first on Ver-o-Fato.