Influencer oferece sal a membro de tribo isolada em Papua e é ameaçado com arco e flecha – vídeo

Um encontro tenso envolvendo o influenciador irlandês Dara Tah quase terminou em tragédia na Indonésia. Durante uma tentativa de contato com uma tribo isolada em Papua, o turista e outros integrantes de um grupo de viajantes foram ameaçados com arco e flecha após oferecerem sal a um dos nativos. O caso foi registrado em vídeo e repercutiu nas redes sociais. O jornal britânico The Sun e o portal extra.globo também publicaram a notícia.

Em imagens divulgadas no TikTok, é possível ver o momento em que a embarcação de madeira com os turistas se aproxima da margem de uma selva, onde alguns membros da tribo observavam à distância. Seguindo a orientação de um guia local, Dara Tah decide interagir com os nativos oferecendo sal.

Antes mesmo de qualquer aproximação física, a reação foi imediata e hostil. Um dos integrantes da tribo ergueu um arco e apontou uma flecha contra os visitantes, provocando pânico a bordo.

“Acho que eles estão apontando arcos e flechas para nós, mano”, diz um dos tripulantes, em tom de desespero.

“Sério, isso é assustador. Os arcos são enormes”, murmura o influenciador, enquanto acena com a mão trêmula para os nativos.

Apesar da tensão, Tah insiste em seguir a sugestão do guia e entrega um pouco de sal a um dos homens da tribo. O gesto, no entanto, teve efeito contrário: o nativo prova o produto, cospe imediatamente, lança um olhar ameaçador ao irlandês e chega a erguer o arco novamente.

“Meu Deus, parece que ele não gosta disso”, reage Tah, visivelmente nervoso. Logo em seguida, admite: “Certo, pessoal, talvez seja melhor voltarmos.”

O guia responsável pela expedição, identificado como Demi, pede desculpas ao grupo no fim do vídeo:

“Sinto muito por ter trazido vocês aqui.”

Risco de contato com tribos isoladas

Papua, situada na metade ocidental da ilha da Nova Guiné, abriga mais de 250 tribos distintas, cada uma com línguas e culturas próprias. Muitas dessas comunidades mantêm distância de estrangeiros e se mostram hostis a qualquer tentativa de aproximação. Especialistas alertam que o contato com essas populações não apenas representa risco de conflito, mas também pode expô-las a doenças para as quais não possuem imunidade, conforme destacou The Sun.

Histórico de aventuras perigosas

Com mais de 827 mil inscritos no YouTube e 721 mil seguidores no TikTok, Dara Tah já ficou conhecido por se arriscar em locais de acesso restrito ou altamente perigosos. Ele já se filmou na Ilha Gruinard, na Escócia — contaminada por antraz —, explorou a chamada “Ilha do Homem Morto”, em Kent (Inglaterra), repleta de esqueletos humanos, e passou 48 horas em um complexo desativado de mísseis Titan II, no Arkansas (EUA).

Em uma de suas experiências mais populares, o influenciador passou três noites na chamada “Ilha da Cobra”, em Bornéu (Indonésia), local conhecido por abrigar víboras venenosas.

The post Influencer oferece sal a membro de tribo isolada em Papua e é ameaçado com arco e flecha – vídeo appeared first on Ver-o-Fato.