Mangueirão inaugura canil em celebração ao Dia Mundial do Cachorro

O Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença (Mangueirão) ganhou, na última terça-feira (26), um novo canil inaugurado em alusão ao Dia Mundial do Cachorro. A iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), busca oferecer segurança e dignidade aos seis cães que vivem no local desde a pandemia de Covid-19.

Durante o período em que o estádio serviu como abrigo para pessoas em situação de rua, os animais chegaram ao Mangueirão e, após o falecimento de alguns tutores, permaneceram sob os cuidados da equipe do complexo esportivo. Até a inauguração do espaço, circulavam livremente pelas dependências, mas agora passam a ter um local adequado para os dias de jogos e grandes eventos.

Construído conforme normas legais e técnicas, o canil garante bem-estar e segurança, além de oficializar o lugar dos cães na rotina do estádio. Cada um recebeu nome e crachá de identificação. O secretário de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou que a ação representa “um espaço digno, seguro e cheio de amor”, reforçando ainda a importância da adoção responsável e da luta contra maus-tratos.

O diretor do Mangueirão, Mauricio Bororó, comemorou a realização do projeto e agradeceu o apoio do Governo do Pará e da Seel. Segundo ele, a construção do canil representa um momento importante de reconhecimento e cuidado com os animais.

A entrega do espaço também reforça o papel social do Mangueirão, que além de principal palco do futebol paraense, passa a consolidar-se como ambiente de respeito, acolhimento e cuidado com os animais. A inauguração coincidiu com o Dia Mundial do Cachorro, data criada em 2004 nos Estados Unidos para promover conscientização sobre adoção, vacinação, castração e combate aos maus-tratos.

Leia também:

O post Mangueirão inaugura canil em celebração ao Dia Mundial do Cachorro apareceu primeiro em Estado do Pará Online.