A guitarrada passou a ser oficialmente reconhecida como manifestação cultural brasileira. A lei nº 15.192, sancionada nesta sexta-feira (29) pelo presidente Lula (PT), garante ao gênero musical o status de expressão da cultura nacional.
Esse estilo instrumental surgiu no Pará na década de 1970, a partir da fusão de ritmos regionais, como carimbó e siriá, com gêneros caribenhos, como cúmbia, mambo, merengue e zouk. A sonoridade também influenciou o surgimento de outros ritmos populares no Brasil, entre eles o brega pop e a lambada.
Conhecido como Lambada Instrumental, o gênero tem como característica central a guitarra solista, que conduz as apresentações. O marco inicial é atribuído ao LP “Lambadas das Quebradas”, de Mestre Vieira, considerado um dos maiores nomes da música paraense. Ele gravou 18 discos ao longo da carreira e deixou legado reconhecido por músicos e pesquisadores.
Além da consagração nacional, a guitarrada já havia recebido homenagens no Pará. Em 2023, a Assembleia Legislativa aprovou a criação do Dia Estadual da Guitarrada, celebrado em 29 de outubro, data de nascimento de Mestre Vieira, falecido em 2018 aos 83 anos.
Leia também:
O post Guitarrada é reconhecida como manifestação cultural nacional apareceu primeiro em Estado do Pará Online.