Senado vai debater criação de novas áreas de proteção no Pará

A Comissão de Agricultura do Senado deve discutir a criação de duas novas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) no estado do Pará: a APA do Paleocanal do Rio Tocantins e a APA do Bico do Papagaio (REQ 33/2025-CRA). A data da reunião ainda será definida.

O pedido de audiência pública foi feito pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), que afirma que as medidas podem gerar impactos negativos nas atividades econômicas de municípios como Nova Ipixuna, Marabá, Itupiranga, Bom Jesus do Tocantins e São João do Araguaia.

A proposta de criação da APA do Paleocanal do Rio Tocantins surgiu em 2023, quando a Fundação Casa da Cultura de Marabá e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) encaminharam ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) um pedido de estudos técnicos. Pesquisadores destacaram a importância natural e cultural da região, que reúne paisagens únicas, biodiversidade, comunidades tradicionais, festas populares e potencial para o turismo sustentável.

O objetivo da unidade seria compatibilizar a conservação ambiental com o desenvolvimento econômico da região, onde também estão presentes atividades de agropecuária e projetos de infraestrutura logística, como a hidrovia Araguaia-Tocantins.

Zequinha Marinho, no entanto, avalia que tanto a APA do Paleocanal quanto a do Bico do Papagaio trarão restrições que afetam diretamente os municípios paraenses, além de três cidades do Tocantins e duas do Maranhão.

O senador propôs que a audiência pública conte com a participação do presidente do ICMBio, Mauro Pires; dos prefeitos Toni Cunha (Marabá), Wagno Godoy (Itupiranga), Marcellane Cristina (São João do Araguaia), Jeilson dos Santos Reis (Bom Jesus do Tocantins) e Everton Macias Freitas (Nova Ipixuna); além de Marcelo Norkey, membro do conselho gestor da APA Triunfo do Xingu. Também devem ser convidados representantes de sindicatos rurais das regiões afetadas.

Leia também:

O post Senado vai debater criação de novas áreas de proteção no Pará apareceu primeiro em Estado do Pará Online.