Teste do olhinho deve ser repetido até os 3 anos de idade, orienta entidade médica

O teste do olhinho, exame simples realizado em recém-nascidos ainda na maternidade, deve ser repetido pelo menos três vezes ao ano até que a criança complete 3 anos de idade. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, que alerta para a necessidade de acompanhamento contínuo na detecção precoce de doenças oculares.

De acordo com a presidente do 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, Luisa Hopker, o procedimento funciona como rastreio para problemas como catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma, mas não detecta erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Por isso, ela reforça que os pais não devem considerar o exame realizado na maternidade como suficiente.

Especialistas lembram ainda que, além do teste do olhinho feito pelo pediatra, é indicada a realização de um exame oftalmológico completo entre 6 e 12 meses e novamente aos 3 anos de idade. Esse acompanhamento, segundo Hopker, permite avaliar estrabismo, acuidade visual, grau refrativo e condições da retina.

A médica destacou que a maioria dos problemas oftalmológicos infantis não apresenta sintomas perceptíveis. Dessa forma, manter consultas regulares com oftalmologista é a principal forma de prevenção, já que sinais como tropeços ou dificuldade para enxergar surgem apenas em estágios avançados das doenças.

Leia também:

O post Teste do olhinho deve ser repetido até os 3 anos de idade, orienta entidade médica apareceu primeiro em Estado do Pará Online.