A maior feira a céu aberto da América Latina, o Ver-o-Peso, ganhou um novo papel neste sábado (30): o de sala de aula para conscientização ambiental. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva (Seinp) e da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), participou da 5ª edição do Rolê de Educação Ambiental, evento que busca aproximar a comunidade de temas ligados à sustentabilidade.
A iniciativa é idealizada pela professora Maria Ludetana Araújo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e tem como objetivo transformar a rotina da feira em um espaço de diálogo e troca de conhecimentos sobre consumo consciente, reciclagem, mudanças climáticas e descarte correto de resíduos.
Segundo a professora, o projeto nasceu ainda na década de 1990, quando ações de limpeza eram realizadas na pedra do Ver-o-Peso. Com o tempo, percebeu-se a necessidade de ir além da preservação física do espaço. “O Rolê dá voz aos trabalhadores e proporciona visibilidade a quem muitas vezes é invisível. O coletivo é que vai melhorar Belém, e só seremos felizes se o pessoal da feira também for”, destacou.
Além de valorizar o trabalho dos catadores e feirantes, o evento busca incentivar a cooperação entre academia, instituições públicas e sociedade civil, transformando o Ver-o-Peso em um ponto de aprendizado sobre responsabilidade socioambiental.
Leia também:
O post Ver-o-Peso recebe ação educativa e se transforma em sala de aula a céu aberto apareceu primeiro em Estado do Pará Online.