Um redemoinho de poeira de grandes proporções chamou atenção em Diamantino, a 209 km de Cuiabá, nesta sexta-feira (29). O fenômeno natural foi registrado em vídeo pelo trabalhador Marcos da Silva, que se surpreendeu com a força do vento ao lado de colegas.
Nas imagens, é possível ouvir Marcos gritar “vem aqui, vem aqui” enquanto o redemoinho se aproxima rapidamente. Em questão de segundos, ele corre para se proteger, e dois colegas quase ficam no meio da coluna de poeira.
Em entrevista ao g1, Marcos contou que o fenômeno durou pouco tempo, mas impressionou pela intensidade e pelo tamanho.
“Estávamos sentados em uma tenda, vi o redemoinho, levantei e até chamei ele. De repente, ele veio até nós. Quebrou telhas, tirou tampa de caixa d’água, mas, graças a Deus, não houve estragos maiores e logo acabou”, relatou.
O que é um redemoinho de poeira?
Os redemoinhos de poeira são colunas de ar que levantam partículas do solo e podem alcançar centenas de metros de altura. Segundo o Climatempo, eles costumam se formar em dias de tempo seco e temperaturas elevadas, tanto no ar quanto no solo.
Apesar da semelhança visual, muitas pessoas confundem o fenômeno com tornados. No entanto, a diferença está na intensidade e na formação.
Redemoinho de poeira x Tornado
- Redemoinho de poeira: ventos geralmente não ultrapassam 100 km/h, duram pouco tempo e costumam causar apenas pequenos danos.
- Tornados: podem ultrapassar 300 km/h, provocando destruição em larga escala em poucos minutos.
O fenômeno registrado em Diamantino (MT) reforça a influência do clima seco na região e serve de alerta sobre a importância de se proteger diante de eventos inesperados da natureza. Com informações de G1
The post VÍDEO – Redemoinho gigante de poeira assusta trabalhadores appeared first on Ver-o-Fato.