O Museu de Arte Urbana de Belém (MAUB) abriu nesta sexta-feira (29) as inscrições para o edital que selecionará artistas visuais para uma intervenção inédita no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), que completa 160 anos de pesquisas sobre a Amazônia em 2026.
Pela primeira vez em sua história, o Museu Goeldi abrirá suas fachadas externas e internas para receber murais de arte urbana. Ao todo, serão 19 obras, a maioria no Parque Zoobotânico, em São Brás, e também no Campus de Pesquisa, na Terra Firme. As inscrições podem ser feitas até 6 de setembro pelo site oficial do projeto (www.maub.art.br).
Segundo a organização, os artistas ou coletivos devem estar vinculados a pessoas jurídicas — como MEIs, associações ou fundações. As propostas selecionadas receberão prêmios de até R$ 10 mil, e os murais serão executados entre 16 e 27 de setembro.
As produções terão como inspiração os acervos e pesquisas do Goeldi, abordando temas como fauna, flora, arqueologia, heranças afro-amazônicas, ciência indígena e biodiversidade. Além das obras, os participantes deverão realizar contrapartidas sociais, como oficinas de arte em comunidades periféricas.
Arte e ciência lado a lado
Para o idealizador do MAUB, Gibson Massoud, a parceria com o Goeldi é um marco na história da arte urbana em Belém.
“O MAUB nasceu para transformar a cidade em uma galeria a céu aberto. Essa parceria mostra como a arte urbana pode potencializar o valor de um patrimônio científico e cultural, tornando-o ainda mais vivo e acessível”, disse.
A coordenadora de Comunicação e Extensão do Museu Goeldi, Sue Costa, destacou que a iniciativa aproxima a instituição da população.
“Os murais abordarão a sociobiodiversidade e os acervos do Museu de forma poética, despertando a curiosidade e a sensibilidade das pessoas. É um convite ao reencantamento com a Amazônia”, afirmou.
Histórico do MAUB
O projeto já deixou sua marca em Belém. Em 2024, entregou 11 mil m² de arte urbana no Complexo Ver-o-Rio, consolidando o espaço como um dos maiores museus a céu aberto da América Latina. A inauguração contou com um festival que reuniu milhares de pessoas e artistas de várias partes do Brasil e do mundo.
Festival de inauguração
Os murais do Goeldi serão inaugurados em 28 de setembro, em um festival gratuito com shows, visitas guiadas e atividades abertas ao público, celebrando a união entre arte urbana e ciência amazônica.
Serviço:
- Abertura do edital: 29 de agosto
- Inscrições: até 6 de setembro em www.maub.art.br
- Execução dos murais: 16 a 27 de setembro
- Inauguração: 28 de setembro, no Museu Goeldi
Leia também:
O post MAUB lança edital para 19 murais inéditos no Museu Goeldi, em Belém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.