Operação Expertise investiga fraude em procedimentos licitatórios e contratos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Foto: PF
A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta terça-feira (2) a Operação Expertise, que investiga um esquema de desvio de recursos públicos envolvendo contratos fraudulentos firmados com órgãos estaduais e municipais do Pará. Os valores sob apuração chegam a R$ 198 milhões, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
De acordo com as investigações, o grupo criminoso seria formado por empresários, servidores públicos e empresas de fachada. O esquema consistia em direcionamento de licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços, simulação ou execução parcial de contratos, além do repasse de grandes quantias que, em seguida, eram sacadas em espécie e redistribuídas entre os integrantes da organização.
A operação contou com a participação de 65 policiais federais e 6 auditores da CGU, que cumpriram 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de Belém e Marituba. Também foram determinados:
- bloqueio de ativos no valor de até R$ 198 milhões;
- prisão preventiva de 5 investigados;
- monitoramento eletrônico de um alvo;
- afastamento de 6 servidores públicos;
- suspensão, por tempo indeterminado, das atividades de quatro empresas investigadas, incluindo contratos em vigor com órgãos do Estado e da Prefeitura de Marituba.
Além das buscas em empresas e residências, a Polícia Federal também esteve no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa do Pará, em busca de documentos e evidências que possam comprovar a participação de agentes políticos no esquema.
Segundo a PF, o objetivo da operação é desarticular a organização criminosa e responsabilizar os envolvidos pelo desvio de recursos destinados a áreas essenciais como saúde e educação, em prejuízo direto da população paraense.
O post PF e CGU deflagram operação contra desvio de recursos da saúde e educação no Pará apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.