Um português tem causado revolta na comunidade brasileira em Portugal por causa de um vídeo com conteúdo xenófobo publicado nesta semana. Em uma gravação nas redes sociais, ele oferece 500 euros (cerca de R$ 3.100) por cada cabeça de imigrante brasileiro.
“Tenho aqui esta nota para fazer o seguinte: a cada português que me trouxer a cabeça de um brasileiro, desses zukas a viver em Portugal, a cada cabeça que trouxe, cortada rente ao pescoço, eu pago 500 euros por cada cabeça“, disse o português identificado como Pasteleiro Linçe.
“Já que é para esculhambar o português, o português tem que começar a usar as mesas raças para esculhambar os zukas, essa raça maldita“.
Os perfis do português nas redes sociais estão fora do ar ou foram colocados em modo privado.
A Padaria Variante, na cidade de Aveiro, no Centro do país, identificou o padeiro em suas redes sociais e afirmou no domingo (31.ago.2025) que ele já não trabalha mais no local.
O estabelecimento fez duas publicações sobre o caso, declarou que não compactua com qualquer forma de discriminação e destacou que tem orgulho de contar com uma equipe formada por pessoas de diferentes nacionalidades.
A situação movimentou as redes sociais da comunidade brasileira em Portugal. O perfil Hedflow Mídia divulgou o caso e ajudou a repercuti-lo.
Os influenciadores Kelvy e Mayuri, do perfil colonizados_br, com mais de 90.000 seguidores no Instagram, publicaram um vídeo associando a fala do padeiro às do deputado André Ventura, do partido Chega, que representa a extrema-direita portuguesa, e o material tem sido amplamente compartilhado nas redes sociais.
O perfil gurgelsemfronteiras, de Paulo e Karlene Gurgel, com mais de 162 mil seguidores, afirmou que sentiu um senso de justiça quando soube que o português foi demitido.
O Poder360 entrou em contato com a PJ (Polícia Judiciária) de Portugal. Em resposta imediata, foi informado que nenhuma informação poderia ser fornecida sobre a abertura de uma investigação por via telefônica. Novas solicitações foram feitas para acompanhar o andamento do caso.