Prefeitura de Ananindeua exonera 181 servidores em um único dia

A edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial do Município de Ananindeua trouxe a publicação de uma série de atos administrativos que resultaram no desligamento de 181 servidores. As medidas, assinadas pelo prefeito e pelo secretário municipal de Administração, além do Instituto de Previdência do Município de Ananindeua (IPMA), incluem exonerações de cargos políticos e comissionados, além do distrato de contratos temporários.

Entre os atos, o Decreto nº 3.136/2025 exonerou Brenda Kerollen Xavier Pereira, que ocupava o cargo de secretária-adjunta de Gestão de Políticas em Saúde. Outras oito exonerações individuais foram registradas na Secretaria Municipal de Administração, envolvendo cargos como assessores especiais, coordenadores técnicos e coordenadores de projeto em diferentes pastas, incluindo Saúde, Educação, Saneamento, Desenvolvimento Econômico e Serviços Urbanos.

Três portarias coletivas da Secretaria de Administração também foram publicadas, exonerando 47 servidores comissionados de diferentes secretarias, como Gabinete do Prefeito, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cidadania, Transporte e Trânsito.

O Instituto de Previdência do Município (IPMA), por meio da Portaria GP nº 0510, exonerou 11 servidores lotados no órgão, incluindo técnicos e coordenadores.

Além das exonerações, a publicação oficial trouxe o distrato de 121 contratos temporários, principalmente na Secretaria Municipal de Educação. Embora tecnicamente diferentes das exonerações de cargos comissionados, os distratos também representam o desligamento dos profissionais.

No total, a distribuição dos desligamentos ficou assim:

  • Cargos políticos/comissionados: 60 servidores.
  • Contratos temporários (distrato): 121 servidores.

As mudanças ocorrem em um contexto de movimentações internas na gestão municipal, que não detalhou os motivos para os desligamentos.


Braga muda de lado e mira o prefeito
Nos bastidores da política de Ananindeua, sindicalistas comentam que o vereador Braga teria “traído” o governador Helder Barbalho ao se alinhar ao prefeito Daniel Santos — e agora estaria repetindo o movimento, só que ao contrário: deixando Daniel para se reaproximar de Helder e por isso, houve as exonerações.

Na sessão de hoje da Câmara Municipal, Braga foi direto: disse que não acredita mais na “narrativa de perseguido” usada pelo prefeito e avisou que vai intensificar a fiscalização sobre a gestão. Para os mais atentos, o recado foi claro: Braga está, mais uma vez, mudando de trincheira.

O post Prefeitura de Ananindeua exonera 181 servidores em um único dia apareceu primeiro em Estado do Pará Online.