Cadastro para vagas na Educação Infantil de 2026 em Campinas já está aberto

Inscrições vão até 17 de outubro e são obrigatórias para quem deseja migrar da rede particular para a municipal

Por Sandra Venancio – Foto Manoel de Brito/PMC

A Secretaria Municipal de Educação abriu nesta terça-feira, 2 de setembro, o cadastro para intenção de vagas na Educação Infantil em 2026. O procedimento deve ser feito por responsáveis de alunos que hoje estudam na rede particular e pretendem transferi-los para uma creche da rede municipal. As inscrições seguem abertas até 17 de outubro.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

O cadastro pode ser realizado de duas formas: online, pelo site precadastroinfantil.campinas.sp.gov.br, ou presencialmente, em uma escola de Educação Infantil municipal ou em uma unidade colaboradora conveniada à Secretaria Municipal de Educação.

Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança (original com número do CPF), documento de identidade com foto do responsável legal, comprovante de endereço (preferencialmente conta de água) e cartão do NIS para os beneficiários do programa Bolsa Família.

A relação completa de escolas municipais de Educação Infantil e das entidades colaboradoras está disponível em mapainfantil.campinas.sp.gov.br. No site, é possível localizar unidades por bairro, endereço e consultar telefone e e-mail de cada instituição.

Embora não garanta vaga, o cadastro possibilita a classificação da criança em uma das 178 escolas municipais de Educação Infantil ou nas 44 entidades colaboradoras. A distribuição das vagas levará em conta a disponibilidade das escolas e critérios como participação no Bolsa Família e situação de vulnerabilidade social.

Já os alunos que estão atualmente matriculados na rede municipal não precisam realizar o procedimento, pois a rematrícula será automática.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação administra 223 escolas, sendo 178 de Educação Infantil e 45 de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O município também mantém convênio com 44 instituições colaboradoras de Educação Infantil. No total, 64.171 alunos estão matriculados na rede.