Em entrevista exclusiva, parlamentar do PT acusa governador de tentar pautar anistia a Bolsonaro durante julgamento no STF
Por Sandra Venancio – Jornal Local – Foto Governo de São Paulo
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) afirmou em entrevista exclusiva à Fórum que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estaria cometendo crime de obstrução de justiça ao tentar articular a pauta de anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro em meio ao julgamento da chamada trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o parlamentar, Tarcísio mereceria prisão preventiva.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Correia relatou que, na noite de segunda-feira (1), o governador ligou para o deputado Hugo Motta e tentou organizar uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, mas teve o pedido negado. No dia seguinte, Tarcísio teria articulado com Marcos Pereira, líder de seu partido, a tentativa de pautar a anistia.
Segundo Rogério Correia, a conduta do governador coloca em risco a liberdade do próprio Tarcísio, por tentar interferir em processo judicial em andamento. “Como é que um governador de Estado, do maior Estado do Brasil, vem aqui pedir anistia no dia que está sendo julgado alguém por tentativa de golpe?”, questiona o deputado. “A bem da verdade, o que o Tarcísio merece é uma preventiva. Sinceramente, arrisca o Xandão dar uma preventiva nele.”
Crime e caos político
O parlamentar enfatizou que a tentativa de pautar a anistia constitui uma obstrução da justiça, destinada a gerar caos político. “Eles não conseguiram gerar caos social nem econômico, agora querem fazer o caos político, para tentar obstruir a justiça. Isso é crime”, disse Correia.
Ainda de acordo com o deputado, não há previsão de votação da anistia nesta semana, após conversas com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias.