A Mostra Saúva de Cinema, que integra o Festival Saúva, acontece nos dias 3 e 4 de setembro, em Belém, com sessões gratuitas no Memorial dos Povos. Com o tema “Transição, território e clima”, a iniciativa reúne documentários e curtas-metragens de cineastas independentes e coletivos populares, buscando fortalecer a construção coletiva de estratégias rumo à COP 30, que será realizada na capital paraense em novembro de 2025.
A programação inclui produções que abordam ancestralidade, memória, cultura e as vivências cotidianas em diferentes territórios, tanto urbanos quanto rurais. Os filmes conectam arte, política e meio ambiente, dando visibilidade a lutas sociais e à justiça climática.



Segundo Yuri Rodrigues, gestor de políticas públicas e curador da Mostra ao lado de Pedro Charbel e Izabela Matos, o evento reafirma o papel do cinema como ferramenta de resistência.
“As narrativas dos territórios nos ensinam. A comunicação e o cinema são fundamentais para reafirmar nossas lutas contra o racismo ambiental, em defesa da democracia, dos direitos humanos e pela justiça climática”, destacou.
O festival é uma realização da FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), em parceria com o Coletivo Sem Teto e o Observatório das Baixadas.
Serviço
Mostra Saúva de Cinema – Festival Saúva
3 e 4 de setembro
17h às 19h30 (dia 3) / 15h às 18h38 (dia 4)
Memorial dos Povos, Av. Governador José Malcher (entre Dr. Moraes e Tv. Piedade), Belém
Inscrições gratuitas: acesse aqui
Leia também:
O post Mostra Saúva de Cinema traz filmes sobre território e clima em Belém apareceu primeiro em Estado do Pará Online.