Mostra reúne jornais alternativos produzidos entre 1978 e 1983 em Campinas e relembra a luta pela redemocratização do Brasil
Por Sandra Venancio – Jornal Local – Foto Firmino Pinton/PMC
O Museu da Cidade, localizado na Casa de Vidro, abre nesta quinta-feira (4) a exposição “Imprensa Censurada: Vozes que não devem ser caladas”, reunindo 21 exemplares da imprensa alternativa produzidos entre 1978 e 1983 em Campinas. As publicações fazem parte do acervo do Museu da Cidade e reconstituem a luta pela redemocratização do Brasil a partir do movimento estudantil e suas produções.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
A curadoria foi realizada pelas estagiárias de História Ana Júlia Barbosa e Letícia Arendt, que selecionaram jornais como Pasquim, Convergência Socialista, Trabalho, Tribuna da Luta Operária, Repórter, Movimento, De Fato e Em Tempo. Documentos que registram a organização dos movimentos estudantis no período também estarão disponíveis, em trabalho desenvolvido pela estagiária Jéssica Moreno, sob supervisão do historiador Américo Baptista Villela e da coordenadora do Museu, Lilian Alvisi.
“Esse material é extremamente importante no tempo presente, principalmente porque determinados segmentos da sociedade estão dando pouca importância à democracia. É necessário entender que ela foi construída a duras penas e que precisamos lutar para que permaneça”, afirmou Américo.
O acervo completo cobre o período de 1977 a 1995 e foi doado pelo historiador e militante Célio Roberto Turino de Miranda, um dos idealizadores do Museu da Cidade. Ele estará disponível para pesquisadores e também poderá ser acessado em formato digital por meio de QR Code instalado no espaço expositivo.
Segundo a coordenadora Lilian Alvisi, a mostra resgata a proposta original do Museu: “A ideia sempre foi dar voz a diferentes narrativas, principalmente as silenciadas pela história oficial. Essa exposição resgata não apenas a trajetória da imprensa alternativa, mas também a história do próprio Museu da Cidade.”
Programação de abertura
- 9h às 9h10 – Abertura com a coordenadora do Museu da Cidade
- 9h10 às 9h40 – Depoimento de Célio Turino sobre o acervo e sua trajetória
- 9h40 às 10h – Exibição do vídeo Liberdade, Que liberdade? e do material produzido pelos alunos da Etec Bento Quirino: Fernando Meneguini, Guilherme Mendes e Laura Camargo
- 10h às 10h20 – Visita à exposição
- 10h20 às 11h – Apresentação do coral performático COROMIM
Serviço
Exposição: Imprensa Censurada: Vozes que não devem ser caladas
Abertura: 04/09, das 9h às 11h
Visitação: de 04/09 a 30/10, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábados, das 12h às 16h
Local: Museu da Cidade / Casa de Vidro – Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Parque Taquaral, Campinas
Agendamento escolar: [email protected]