PF fecha cinco garimpos ilegais de ouro no nordeste do Pará

A Polícia Federal (PF), com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), fechou cinco garimpos ilegais de ouro no município de Cachoeira do Piriá, no nordeste do Pará. A ação ocorreu na segunda e terça-feira (1º e 2), durante a operação Echo 177.

No total, foram inutilizadas nove pás carregadeiras e cerca de 45 motores utilizados na extração irregular. Também foram destruídas estruturas de apoio usadas no beneficiamento e logística do ouro extraído de forma clandestina.

De acordo com a PF, os garimpos operavam sem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM). Há indícios ainda de que os responsáveis utilizavam cianeto, substância altamente tóxica, no processo de tratamento do minério, colocando em risco a saúde humana e o equilíbrio ambiental da região.

A operação também cumpriu dois mandados de busca e apreensão relacionados a dez processos minerários investigados por irregularidades.

As investigações continuam, com a adoção das medidas legais para responsabilizar os envolvidos e recuperar as áreas degradadas.

Leia também:

O post PF fecha cinco garimpos ilegais de ouro no nordeste do Pará apareceu primeiro em Estado do Pará Online.