O presidente da China, Xi Jinping (PCCH), falou sobre escolher entre a paz e a guerra e estar do “lado certo da história” ao discursar na cerimônia militar realizada em frente ao Portão Tiananmen, em Pequim. A comemoração desta 4ª feira (3.set.2025) marcou os 80 anos da rendição do Japão na 2ª Guerra Mundial.
A cerimônia teve início com uma salva de 80 tiros de artilharia, representando as 8 décadas desde o término do conflito mundial, seguida pela execução do hino nacional da China.
“O povo chinês é um povo que não tem medo da violência e é autossuficiente e forte”, disse Xi. “Hoje, a humanidade está enfrentando a escolha entra a paz ou a guerra, diálogo ou confronto, ganha-ganha ou soma zero”, declarou.
Antes do desfile, o presidente chinês percorreu toda a extensão das formações militares ao longo da Avenida Chang’an em uma limusine preta clássica. O líder cumprimentou as tropas posicionadas junto a mísseis e veículos militares.
Xi e seus convidados pararam para cumprimentar 5 veteranos da guerra, todos com mais de 90 anos de idade. Durante o desfile, o país exibiu mísseis, caças modernos e outros equipamentos militares.
Veja as fotos cedidas ao Poder360 pelo Ministério das Relações Exteriores chinês.
Veja fotos do desfile chinês pelos 80 anos da 2ª Guerra Mundial
Leia mais: