Veja orientações do Procon contra perturbação em chamadas por telefone

Veja orientações do Procon contra ligações indevidas por telefone

O Procon-SP anunciou um programa de monitoramento de reclamações em casos de perturbação ou fraude em chamadas por telefone e inclui orientações para consumidor denunciar.

O monitoramento deve acontecer nos próximos 90 dias, a exemplo de iniciativa da Anatel após mudanças no Regulamento Geral de Telecomunicações.

Assim, pretende subsidiar a agência em busca de uma solução que possa resolver ou ao menos atenuar o excesso de chamadas.

Dentre diversas alterações, a nova regra eliminou obrigação para empresas de telemarketing a utilizarem o prefixo 0303 em suas chamadas. Trocou o número por nova tecnologia com nome de “Origem Verificada, que serve para a prevenção a fraudes.

Para o Procon-SP, a mudança no sistema pode não trazer o efeito que se espera. Afinal, cadastro “Não me Ligue”, que vale para empresas de todos os segmentos, há 443 mil reclamações. Há, inclusive, mais de 3,5 milhões de telefones inscritos até julho deste ano.

Veja abaixo as principais orientações do Procon contra as ligações indevidas.

  • Obtenha o máximo de informações a receber uma ligação indevida
  • Assim, formalizea queixa na plataforma do Procon
  • Cuidado para não clicar em números ou em links, nem fornecer dados pessoais ou bancários
  • Anote o número que fez a chamada, horário e anotar em detalhes as propostas.

Este procedimento pode ajudar a comprovar eventuais abusos, bem como auxiliar as empresas a identificar fraudes com o uso indevido de suas marcas.

O post Veja orientações do Procon contra perturbação em chamadas por telefone apareceu primeiro em Giro Marília Notícias.