O Elevador da Glória, um dos principais pontos turísticos de Lisboa, em Portugal, descarrilou e tombou na tarde desta quarta-feira (3), deixando 17 mortos e 18 feridos, segundo informações da Polícia de Segurança Pública (PSP). Entre os feridos, cinco estão em estado grave.
O acidente ocorreu às 18h05 (hora local), equivalente às 14h05 em Brasília. De acordo com a emissora portuguesa SIC, a causa foi o rompimento de um cabo de tração. Já a RTP, estatal portuguesa, informou que as autoridades também investigam a possibilidade de falha nos freios do veículo.
O engenheiro e ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Nunes da Silva, explicou em entrevista que as imagens sugerem falha no sistema de segurança:
“O mais provável é que um cabo de tração tenha se quebrado e, ao quebrar, os freios que deveriam funcionar numa situação destas não funcionaram”, disse.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o funicular da Glória totalmente destruído após colidir contra um prédio. Uma testemunha descreveu o impacto como devastador:
“Bateu com uma força brutal e se despedaçou como uma caixa de papelão. Foi uma pancada muito forte, algo impressionante. Não tinha nenhum tipo de freio”, relatou à emissora SIC.
Histórico do Elevador da Glória
O Elevador da Glória é um dos funiculares mais antigos de Lisboa, em operação desde 1885. O veículo, que transporta até 43 passageiros, percorre 265 metros entre a Praça dos Restauradores e o Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto.
O bondinho passou por uma grande reparação em 2022 e por manutenção periódica em 2024, dentro dos protocolos de segurança.
Autoridades lamentam
Em comunicado oficial, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou pesar pela tragédia:
The post VÍDEO – Momentos de horror: bondinho descarrila em Lisboa e deixa 17 mortos appeared first on Ver-o-Fato.