Assista ao desfile de Xi Jinping na China com comentários em inglês

A China apresentou publicamente na 4ª feira (3.set.2025), pela 1ª vez, a sua tríade completa de armamentos nucleares, que engloba as forças estratégicas terrestres, marítimas e aéreas. A exibição foi realizada durante um grande desfile militar em Pequim, como parte das comemorações dos 80 anos da vitória sobre o Japão após a 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

A cerimônia começou com uma salva de 80 tiros de artilharia, referência às 8 décadas desde o fim do conflito, seguida da execução do hino nacional da China. O evento marcou o chamado “Dia da Vitória”, data da rendição do Japão na 2ª Guerra Mundial.

Assista ao desfile com comentários em inglês:

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o arsenal exibido inclui 4 sistemas de mísseis estratégicos:

  • JingLei-1 – de longo alcance aerotransportado;
  • JuLang-3 – intercontinental, lançado de submarino;
  • DongFeng-61 – intercontinental terrestre;
  • nova versão do DongFeng-31 – também intercontinental terrestre.

As autoridades chinesas não divulgaram detalhes sobre alcance ou capacidades operacionais dos mísseis.

SINCRONIA DE MILITARES

Milhares de soldados marcharam durante a cerimônia histórica na capital chinesa. Chamou a atenção o fato de os militares marcharem de forma sincronizada e não saírem de formação em nenhum momento. Há uma impressão também de que todos os que desfilaram têm a mesma altura.

Assista ao vídeo (2min41s):

Vídeos compartilhados nas redes sociais em agosto mostram o ensaio de soldados que participaram do desfile. Todos estão uniformizados. É possível ver pelas imagens que eles estão suando. Em entrevista à agência de notícias AFP, o sargento Yan Lu afirmou que os padrões rígidos são uma tradição nas Forças Armadas chinesas.

Copyright

Reprodução/YouTube @CGTN – 3.set.2024

Na imagem, militares chineses da Marinha durante desfile militar em Pequim


Leia mais sobre o desfile: