O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que, em outubro, o Estado dará início à operação assistida do BRT Metropolitano, o novo sistema que vai beneficiar usuários do transporte coletivo de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana (RMB). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5), durante vistoria às obras de construção dos terminais em Ananindeua e Marituba.
Segundo Helder, serão 265 ônibus novos, sendo 40 elétricos, equipados com ar-condicionado e wifi, que serão usados no transporte de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas por mês. Estes veículos foram farão a linha expressa entre Marituba e São Brás, além das linhas alimentadoras, responsáveis pelo deslocamento dos moradores dos bairros até os terminais de integração do BRT Metropolitano. O governador explicou que a operadora vai fazer um período de operação assistida antes de assumir integralmente o serviço.
“Na operação assistida, nós estaremos informando todas as linhas, informando toda a estratégia do sistema de integração para que com isto as pessoas possam compreender que esta solução é a melhor solução para garantir o ir e vir das pessoas que necessitam do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belém”, pontuou.
Ver no Threads
Uma vez funcionando, o BRT Metropolitano vai permitir que os usuários do sistema utilizem mais de um ônibus para se deslocar pagando uma única passagem.
As obras do BRT Metropolitano estão 90% concluídas. É um dos principais projetos de mobilidade executados pelo Governo do Pará. Os trabalhos se concentram nas construções das 13 estações e 13 passarelas ao longo da faixa expressa, no trecho entre o Entroncamento e Marituba. Os terminais de integração de Ananindeua e Marituba já estão em fase final de obras.
Leia também:
O post Governo do Pará dará início à operação assistida do BRT Metropolitano em outubro, anuncia Helder Barbalho apareceu primeiro em Estado do Pará Online.