Lula diz que Trump “não quer conversar” sobre o tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer nesta 6ª feira (5.set.2025) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), se recusa a manter diálogo com ele sobre o tarifaço de 50% imposto a produtos brasileiros.

Lula declarou que não pretende insistir no contato. “Não passou da hora porque ele não quer conversar. É importante vocês dizerem alto e bom som: ele não quer conversar. Eu tenho [Geraldo] Alckmin, Haddad e Mauro Vieira para conversar”, declarou em entrevista ao SBT News.

Lula afirmou que os norte-americanos estão adotando um comportamento político específico em relação ao Brasil, mas disse que permanece tranquilo. Nesta 6ª feira (5.set), Trump afirmou que o governo brasileiro é de “esquerda radical”.

O presidente destacou que sua trajetória política o preparou para negociações complexas.

“Olha, se tem uma coisa que eu aprendi a fazer foi negociar, e negociar com magnatas. Portanto, o dia que o Trump quiser negociar, ele tem um metalúrgico preparado para negociar com ele”, afirmou.

O petista já repetiu em diferentes entrevistas e eventos que não vê disposição de Trump para uma conversa bilateral e que não considera necessário forçar o contato.

O presidente reforçou que sua prioridade está em fortalecer relações com outros líderes. Na entrevista, falou em ações internas, como a megaoperação contra o crime organizado realizada na última semana.