A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5), a “Operação Mercenários”, resultado de uma investigação conduzida pela Superintendência Regional do Lago de Tucuruí e pela Delegacia de Homicídios de Tucuruí. A ação contou com o apoio da 15ª Seccional de Tucuruí, Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), DENARC/PA, Delegacia de Homicídios de Marabá, Superintendência de Marabá, NAI Marabá e da Polícia Militar de Goiás – ROTAM.
A operação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso supostamente envolvido em homicídios por encomenda na região. Durante as diligências, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e realizadas quatro prisões:
• Cleidson – preso em Marabá
• Talisson – preso em Goiânia (GO)
• Marivan – preso em Tucuruí
• Fábio – preso em Tucuruí
Investigação
A apuração foi iniciada para esclarecer os assassinatos de José Antônio Alves de Souza, ocorrido em 17 de julho de 2024, e de Bruno Franco de Carvalho, em 6 de agosto de 2024. Ambos foram executados a tiros por respectivas duplas em uma motocicleta, apresentando forte semelhança no modus operandi.
Com base na análise de imagens de câmeras de segurança e outras diligências, a Polícia Civil identificou os veículos utilizados pelos executores, além de uma oficina que funcionava como ponto de encontro para o planejamento dos crimes.
Segundo a investigação, o grupo formava um núcleo criminoso estável e permanente, com atuação semelhante à de uma milícia privada especializada em pistolagem. Há indícios ainda da participação em outros crimes violentos registrados em Tucuruí.
Continuidade das investigações
De acordo com a Polícia Civil, parte dos investigados não foi alvo de mandados porque já foram mortos em outros crimes que seguem em apuração. A operação, no entanto, marca um avanço no enfrentamento ao crime organizado na região.
As investigações continuam para a completa elucidação dos fatos e identificação de outros possíveis envolvidos.
The post Operação prende suspeitos de integrar grupo envolvido em homicídios por encomenda no Pará; vídeo appeared first on Ver-o-Fato.