O Instituto Euvaldo Lodi do Pará (IEL/PA), vinculado ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA), realizou nesta quinta-feira (04) em Belém, a etapa regional do Prêmio IEL de Talentos 2025. A iniciativa reuniu estudantes, empresários, gestores e representantes acadêmicos para reconhecer as melhores práticas de estágio desenvolvidas no Estado, destacando sua relevância para a formação de jovens profissionais em um mercado cada vez mais competitivo.
O prêmio contemplou três modalidades: Estagiário Inovador, Empresa Inovadora e Educação Inovadora. O ponto alto da cerimônia foi a premiação da modalidade Estagiário Inovador, que reconhece o estagiário, o supervisor e a empresa responsáveis pelo projeto mais inovador. A vencedora da modalidade foi a estudante Isadora Alves Menezes, que durante o período de estágio na Albras Alumínio Brasileiro, desenvolveu o projeto “Albras 4.0 – Conectando o futuro e a excelência operacional”.
Para Isadora Menezes, vencer a etapa regional representa o reconhecimento de uma jornada de esforço e dedicação. “No estágio, a empresa impulsiona a gente a inovar, a melhorar e a fazer cursos, o que possibilita a aprender na empresa coisas que eu não aprenderia na faculdade, então eu me sinto privilegiada”, afirmou Isadora.
Segundo o presidente do Sistema FIEPA, Alex Carvalho, a premiação reforça o papel da indústria como parceira estratégica na formação de talentos. “O estágio é, sem dúvida, o primeiro passo para uma carreira sólida, pois conecta o conhecimento acadêmico à prática dentro das empresas, criando oportunidades reais de crescimento. Por isso, parabenizo a todos os estagiários que se inscreveram, às empresas parceiras e às instituições de ensino que tornam possível essa ponte fundamental entre a formação e o mercado de trabalho”, afirmou Carvalho.
Na modalidade Empresa Inovadora – Grande Empresa, o primeiro lugar ficou com a Norsk Hydro Brasil. Já, na modalidade Empresa Inovadora – Micro e Pequena Empresa, a vencedora foi a Amazon Healthcare Serviços em Saúde Ltda.
Para Demetrius de Oliveira, representante da equipe de Aprendizagem e Desenvolvimento da Hydro no Brasil, a educação corporativa é uma importante ferramenta de transformação social. “Trazer jovens trabalhadores que possam fazer a diferença, não apenas no mercado de trabalho, mas nas suas famílias, é uma oportunidade de transformar a vida das pessoas e uma responsabilidadenossa, enquanto empresa, e a gente abraça isso”, reforçou Oliveira.
Na modalidade Educação Inovadora, que reconhece a instituição de ensino superior ou ensino técnico/profissional que incentiva e implementa boas práticas em programas e projetos inovadores de estágio, o grupo Ser Educacional foi o vencedor. “O grupo Ser Educacional, mantenedor da Unama, é referência de ensino há 51 anos e traz esse legado importante de formar profissionais com um modelo de aprendizagem próprio, que permite que nosso aluno seja um agente ativo do processo de aprendizagem, integrando ensino, pesquisa e extensão, que favorecem uma formação disruptiva e inovadora”, afirmou o vice-reitor da Unama, Eden Ferreira.
Segundo o superintendente do IEL Pará, Carlos Auad, o estágio representa o primeiro degrau da vida profissional, promovendo a aproximação entre academia e indústria e contribuindo com soluções em áreas estratégicas como inovação e sustentabilidade. “Nesta edição de 2025, registramos um recorde de projetos inscritos com iniciativas de alta qualidade, que evidenciam a força e o comprometimento dos estagiários com a inovação e o desenvolvimento do nosso Estado. Com quase dois mil estagiários em atuação, o IEL reafirma seu papel de mais de 50 anos na formação de talentos e na oferta de soluções para as empresas”.
Os vencedores de cada categoria da etapa regional receberam certificados e troféus e estão automaticamente classificados para concorrer à premiação nacional, que ocorrerá em dezembro deste ano.
The post Prêmio IEL de Talentos celebra inovação e qualidade nos estágios do Pará appeared first on Ver-o-Fato.