O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará neste sábado (6.set.2025), às 20h30, o pronunciamento oficial do 7 de Setembro. O discurso deve ter como eixo central a defesa da soberania nacional e críticas aos que o petista chama de “traidores da pátria”.
Nos últimos meses, Lula tem acusado a família Bolsonaro de agir contra o país. O petista afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) insuflam os Estados Unidos a adotarem sanções contra autoridades brasileiras e a taxarem produtos nacionais.
Assista ao vivo:
O feriado da Independência tem sido usado pelo governo para recuperar símbolos e cores que ficaram associados ao bolsonarismo. O Planalto lançou campanhas publicitárias exaltando o orgulho nacional, com projeções na Esplanada dos Ministérios e vídeos oficiais. Os temas centrais deste ano são “Brasil dos brasileiros”, a COP30, o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o “Brasil do futuro”.
A comunicação do governo, sob comando de Sidônio Palmeira, produziu filmes institucionais em tom patriótico e eleitoral. Em um deles, Lula critica o tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e defende o plano “Brasil Soberano”, que prevê apoio a empresas afetadas. A propaganda também cita programas sociais como o Pé-de-Meia, a geração de empregos e o projeto que isenta de Imposto de Renda trabalhadores que ganham até R$ 5.000.
Segundo aliados, parte desses temas deverá ser retomada no pronunciamento desta noite.