Na manhã de sexta-feira (5), Jacundá voltou a realizar o tradicional desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil, após um intervalo de sete anos interrompido em parte pela pandemia da covid-19. O evento teve como tema central “Educação: a base que constrói a nação”.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Itonir Tavares, da secretária municipal de Educação, Iara Meireles, além de secretários de governo e vereadores. O desfile contou com o Núcleo de Banda de Música do CPR IV – PMPA, e, também, do grupo de fanfarra de Acará.
Segundo a Secretaria de Educação (Semed), 35 instituições de ensino e organizações da sociedade civil participaram do ato cívico, levando às ruas da cidade 11 pelotões que abordaram diferentes temáticas.
O primeiro pelotão, formado por crianças da educação infantil, destacou manifestações culturais do município, como o concurso Miss Bairros, o circuito Trilha Tô na Pega e o evento esportivo Bike Lama.
A Escola Teodomiro Neto trouxe como destaque o tema “Juntos pela Paz, é tempo de semear: Solidariedade, Liberdade, Gratidão e Amor ao Próximo”, com uma apresentação voltada para a música e os valores de convivência. Outros grupos abordaram assuntos como tecnologia, empreendedorismo, saúde e intolerância.
O desfile foi encerrado com a participação da Apae Jacundá, que apresentou a mensagem “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”. Logo depois, a equipe da Secretaria de Educação fechou oficialmente o evento desfilando na avenida.
O post Jacundá resgata o desfile da Independência após sete anos apareceu primeiro em Correio de Carajás.