Ao fim do desfile do 7 de Setembro, Lula cumprimenta apoiadores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou o desfile cívico-militar do 7 de Setembro, neste domingo (7.set.2025), cumprimentando apoiadores na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, o chefe do Executivo desfilou no Rolls Royce presidencial conversível e, depois da cerimônia, aproximou-se do público presente para tirar fotos e receber acenos.

A participação de Lula nas celebrações segue a estratégia do Planalto de associar a Independência do Brasil ao discurso de defesa da soberania nacional, mote que ganhou força após o tarifaço de até 50% imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A narrativa tem sido usada pelo governo como bandeira eleitoral para 2026, quando o petista indica que pretende buscar um 4º mandato, caso sua saúde permita.

Assista ao momento (3min33):

Sem discurso oficial durante o evento, Lula delegou à propaganda institucional a função de marcar a data. A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) lançou peças publicitárias exaltando programas sociais e adotou o novo slogan “Governo do Brasil do lado do povo brasileiro”. O desfile trouxe 3 blocos temáticos: “Brasil dos Brasileiros”, COP30 e Novo PAC, e “Brasil do Futuro”.

O gesto final do presidente de ir até os apoiadores reforçou a simbologia da celebração e marcou contraste com Jair Bolsonaro (PL), que, em anos anteriores, politizava a data com discursos e convocações de atos de rua. Hoje, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar e é julgado pelo STF por tentativa de golpe de Estado.

Assista ao desfile:


Leia mais:

 Leia sobre os atos do 7 de Setembro pelo país: